Notícias

CIC São Marcos desenvolve projeto de formação de jovens para inserção no mercado de trabalho

11/08/2021 | 8:11

CIC São Marcos desenvolve projeto de formação de jovens para inserção no mercado de trabalho

Projeto “Jovens Talentos – Legado CIC 50 Anos – Honrar o passado, agir no presente, semear o futuro” foi desenvolvido pela entidade após capacitação através do Projeto Transformar, da CACB em parceria com o Sebrae

Nos últimos meses de junho e julho, a CIC São Marcos participou de capacitação oferecida pelo Projeto Transformar, desenvolvido pela Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) e Sebrae. A iniciativa visa ao fortalecimento dos pequenos negócios a partir do desenvolvimento organizacional das Associações Comerciais e Empresariais (ACEs). De acordo com o superintendente da CACB e coordenador do Transformar, Eduardo Vieira, são oferecidas às ACEs gaúchas dois tipos de treinamento, um para líderes – presidentes, diretores e conselheiros – e outro para gestores e colaboradores que atuam na linha de frente das entidades. O projeto, de âmbito nacional, iniciou em 2019 e foi implantado no Rio Grande do Sul no último mês de maio, através da Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande Sul (Federasul).

Os participantes do Projeto Transformar passam por capacitações em temas como desenvolvimento local, liderança e gestão para associações comerciais, acesso a novos mercados e tecnologias digitais e articulação com entidades públicas e privadas para a promoção de um ambiente legal às empresas, além do acesso a meios extrajudiciais de solução de conflitos. Integraram as duas turmas da CIC São Marcos para a capacitação: Candice Soldatelli, diretora de comunicação; Caroline Bombana, comercial; Clenara Chemello, gerente; Giceli Bolzan Pedrotti, financeiro; Lisiane Camatti, assistente administrativo;  Fabrício Michelin, vice-presidente; Dorival Perozzo, presidente; Andrew Magalhães, VP de Serviços; João Fortunatti, diretor de Esportes; Dayan Lazzaretti, diretor de Comércio Internacional; Ronaldo Ballardin, 2º Secretário da Diretoria; Jozimar A.C Santos, diretor de Tecnologia; e Isaac Mussato, 1º Secretário da Diretoria.

Duas turmas da CIC receberam capacitação do Transformar em junho e julho

A primeira turma da CIC São Marcos recebeu a formação nos dias 8, 10, 15, 17, 22 e 24 de junho e 15 de julho, no turno da tarde, das 14h30 às 16h30. Já a segunda turma formada por integrantes da diretoria da entidade recebeu a capacitação do Projeto Transformar nos dias 6, 8, 13, 15, 20, 22 e 29 de julho, no turno da manhã, das 8h30 às 10h30. Como prática da absorção do conhecimento, o instrutor do projeto Transformar, Gilmar Barboza, sugere a cada entidade participante desenvolver e apresentar um projeto que passe a ser um legado da associação. A primeira turma da CIC São Marcos desenvolveu o projeto “Jovens Talentos – Projeto Legado CIC 50 Anos – Honrar o passado, agir no presente, semear o futuro”, cujo objetivo é desenvolver iniciativas de qualificação e formação de jovens para inserção no mercado de trabalho, liderando um movimento de educação continuada para os setores de agronegócio, indústria, comércio e serviços.

‘Palestras, workshops, painéis e visitas às escolas, para público-alvo entre 13 e 16 anos’

De acordo com a gerente administrativa financeira da CIC São Marcos, Clenara Chemello, o projeto Legado veio ao encontro de uma iniciativa que já era estudada pela entidade. “A CIC já estava pensando em fazer algo nessa questão de qualificação dos jovens para inserção no mercado de trabalho, e, como veio essa motivação do Transformar, acabamos pegando o gancho para fazer isso sair do papel e ir para a prática”, assinala Clenara. Conforme explica, o projeto está dividido em duas partes, que contemplam um ciclo geral e outro específico. “O ciclo geral envolveria palestras, workshops, painéis e visitas às escolas, e teria um público-alvo entre 13 e 16 anos. Nesse primeiro ciclo geral trabalharíamos a questão das habilidades básicas, como se portar, como falar, porque muitas vezes os adolescentes saem do colégio, mas não têm o conhecimento de como agir aqui fora. Seria uma preparação para o primeiro emprego. Dentro desse ciclo geral, também faríamos lives com rádios de São Marcos e trabalharíamos redes sociais como Facebook e Youtube. Pensamos em realizar um painel com o tema ‘Meu Primeiro Emprego’ ou ‘Caminhos e Profissões do Futuro’, para chamar esses jovens”, detalha Clenara Chemello. Conforme acrescenta, no ciclo específico do projeto seriam realizados cursos técnicos de curta e média duração, divididos por setores, com capacitações específicas para indústria, comércio, agronegócio e serviços.

CIC buscará parcerias com instituições e empresas para cursos de curta e média duração

Conforme revela a gerente da CIC São Marcos, os criadores do projeto já visualizam que, para a sua implantação, será necessário o apoio de empresas e entidades parceiras. “Nós imaginamos trabalhar com parcerias locais, e também outros parceiros da CIC, como a UCS, Unisinos e a própria Faculdade São Marcos, para promover esses cursos técnicos. Temos também o Sicredi, que é um super parceiro nosso, e trabalha a questão financeira, porque vamos estar capacitando muitos jovens na questão administrativa pessoal. Pensamos também em parcerias com o Senai, Lions, os colégios de São Marcos, a Secretaria Municipal de Educação, o sindicato rural, a Emater, todos eles serão convidados para serem parceiros do projeto Legado”, antecipa Clenara.

Estágios para os alunos com melhor desempenho

Segundo Clenara Chemello, o projeto Legado, desenvolvido pela CIC São Marcos, também prevê um estágio em alguma empresa do município para o aluno que obtiver os melhores resultados. “Não definimos ainda como será essa classificação dos melhores alunos, mas com certeza será pelo conhecimento. Então, se tivermos uma turma de 20 alunos, por exemplo, aquele com o melhor desempenho vai ganhar um estágio na empresa X. Essas empresas que oferecerão estágio ainda serão convidadas”, salienta Clenara Chemello. Conforme destaca, o projeto passará pela aprovação da diretoria da CIC São Marcos para que seja implantado. “Como ele vai ter o ciclo específico dividido em todos os setores representativos da CIC, as agroindústrias, comércio e serviços, vamos envolver todos os vices, apresentar o projeto e abrir para toda a diretoria, para talvez receber novas ideias que podem agregar na melhoria do projeto. E, com base nisso, vamos atrás das parcerias, convidar as empresas e o pessoal que vai trabalhar na capacitação desses jovens”, frisa Clenara Chemello.

Legado imaterial para São Marcos: ‘formação de jovens que vão se tornar lideranças futuras’

A gerente administrativa financeira da CIC São Marcos ressalta que o principal objetivo do projeto é deixar um “legado imaterial” para a comunidade de São Marcos. “Um legado que seria a formação de jovens que vão se tornar lideranças futuras. Além disso, multiplicar ações que tragam para o associado da CIC benefícios quanto à qualificação de mão de obra, porque é um ponto que a nossa diretoria traz. Então é um reflexo que vem do associado. No momento em que damos uma lapidada nesses talentos, eles já vão com uma outra qualificação para o mercado de trabalho”, observa Clenara. Conforme salienta, o projeto Legado também possui cunho social, contribuindo para que jovens sejam inseridos no mercado de trabalho e não busquem a criminalidade. “Com esse projeto apresentamos um novo caminho para esses jovens e eles passarão a receber um apoio de base que, muitas vezes, falta na estrutura familiar”, pontua Clenara Chemello.

Mais Notícias

06/08/2021 | 7:53

Reunião Mensal: Associações Empresariais como Protagonistas do Desenvolvimento Econômico Local

Reunião mensal de agosto será conduzida pelo palestrante Gilmar Barboza e terá como tema “Associações Empresariais como Protagonistas do Desenvolvimento Econômico Local”
Conheça os tópicos que serão abordados no encontro
☑Nova economia e oportunidades de estímulo à atividade empreendedora⠀
☑Responsabilidade social empresarial e competitividade territorial⠀
☑Fortalecimento da cultura associativa e de redes de cooperação empresarial e institucional⠀
☑Marketing territorial e atração de investimentos⠀

Veja Mais

06/08/2021 | 7:49

Encontro de Jovens: Políticas Públicas para o Meio Rural e Município

No último dia 19 de julho, entidades são marquenses se reuniram para abordar o tema: Políticas Públicas para o Meio Rural e Município, com o instrutor Antonio Cesar Perin.  ⠀

O encontro, realizado com a parceria entre CIC, CDL, Sindicato STAF-SM, Emater, Sicredi, Cooperativa e Prefeitura, promoveu um importante espaço de debate no intuito de fortalecer a sucessão rural. Hoje, este movimento pretende trazer elementos que viabilizem a permanência dos jovens no campo através de políticas públicas como o acesso à terra com o programa Terra Brasil ou mesmo do fortalecimento da propriedade através do crédito rural subsidiado.

Veja Mais

05/07/2021 | 15:41

Reunião Mensal Virtual: Colapso Gerencial

No próximo dia 12 de julho, a Reunião Mensal Virtual da CIC São Marcos irá abordar o tema “Colapso Gerencial: cuidados que você não teve no seu negócio”, com a palestrante Tatiana Duarte, Diretora Executiva da Xtrategy4 Inteligência de Mercado. O evento, aberto à comunidade e transmitido ao vivo pelo nosso canal no Youtube, tratará dos seguintes tópicos:
• Diagnóstico: Pesquisa e Monitoramento do relacionamento com os clientes;
• Planejamento: Realinhamento dos objetivos estratégicos e metas para os próximos meses, com revisões em ciclos curtos;
• Ação: Ferramentas de apoio a gestão e/ou gerenciamento de tarefas à distância; ⠀
• Ação: Revisão do processo de mapeamento de leads e vendas;
• Aprendizado e crescimento: Manter-se atualizado e comprometido com o aprendizado contínuo.


Veja Mais

05/07/2021 | 15:40

Curso online: Rastreabilidade e o agronegócio

A rastreabilidade permite conhecer todo o caminho percorrido pelo produto, desde sua origem até a cadeia final de consumo. Em mais uma parceria da CIC São Marcos com o Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares Rurais de São Marcos – STAF-SM, Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul – FETAG-RS e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR-RS, no último dia 28 de junho, realizamos o curso de capacitação “Rastreabilidade: o futuro do agronegócio”.
A capacitação foi conduzida por Adrik Richter, Engenheiro Agrônomo na FETAG-RS, com abordagem teórica e demonstração prática de ferramentas e caminhos que permitem a implantação do processo nas propriedades e contou com a participação de 40 agricultores do município.
Agradecemos a participação de todos e desejamos muito sucesso nos negócios!!⠀

Veja Mais

05/07/2021 | 15:38

Treinamento de Prevenção e Combate a incêndios – RT 14

No último dia 24 de junho, o Engenheiro de Segurança Silvio Pedrotti ministrou o curso online e presencial para Treinamento de Prevenção e Combate a Incêndios – RT 14. O Treinamento é obrigatório para a obtenção e renovação do Alvará de Prevenção e Proteção Contra Incêndios do Corpo de Bombeiros do RS.
Parabéns a toda a turma!

Veja Mais

05/07/2021 | 15:33

Reunião Mensal Virtual: Inteligência emocional e espiritual em tempos de pandemia

No último dia 10 de junho, o Frei Jaime Bettega ministrou a palestra intitulada “Inteligência emocional e espiritual em tempos de pandemia”. O evento, que ocorreu de forma remota, foi aberto à comunidade, sendo transmitido pelo canal do Youtube da CIC São Marcos.
Frei Jaime Bettega foi cativante em suas palavras de sabedoria, reforçando que o momento exige não apenas a inteligência intelectual, mas emocional e espiritual. “Eu penso que daqui a 10 anos nós vamos estar ainda falando da pandemia. É uma página que está sendo escrita com muitos sentimentos, de medo, incerteza, insegurança”, afirma ele.
Agradecemos a todos os participantes pela presença e ao Frei Jaime pelas sábias palavras!

Veja Mais